quarta-feira, 14 de agosto de 2013

SEMANA DAS SETE ARTES: SHOPPING BENFICA FAZ 3ª EDIÇÃO DO EVENTO QUE, EM UMA SEMANA, HOMENAGEIA AS SETE ARTES.



Atividades gratuitas, como exposições, apresentações, standes informativos e oficinas integram a programação do evento.


Desde que o mundo existe, e ainda que de forma inconsciente, o homem produz arte como um meio para se autoconhecer e também para libertar seus sentimentos. Essa forma de comunicação, que faz uso da beleza dos eufemismos e da subjetividade, pode ser expressa de muitas maneiras. Dentre essas, aquelas que têm um signo próprio (linguagem artística peculiar) foram eternizadas no Manifesto das Sete Artes, publicado em 1923, pelo intelectual italiano Ricciotto Canudo. Em celebração ao Dia Nacional da Arte, o Shopping Benfica realiza a 3ª edição da Semana das Artes – O Melhor das 7 Artes, de 12 a 18 de agosto.

O evento tem como proposta evidenciar cada uma das sete artes destacadas pelo Manifesto e, assim, privilegiar o conhecimento de suas peculiaridades, bem como apresentar os artistas e realizadores cearenses que trabalham para que elas sejam constantemente vividas e desenvolvidas no nosso estado e em território nacional e até internacional.


Para ilustrar a primeira arte, a Música, caracterizada pelo som, o Shopping Benfica apresenta show da Banda Boibendi, no dia 16/08 (sexta), às 20h e também o Lançamento do álbum “Caixa de entrada – 2ª temporada” do  Grupo Versos e Canções, no dia 18/08 (domingo), às 19h.
Os movimentos e coreografias da Dança, a segunda arte, poderão ser contemplados nos dias 17 e 18, a partir das 18h, com as apresentações de: Escola de Dança Premium, Studio de Dança Daniel Lessa Ballet, Studio de Dança Mainara Albuquerque, Escola de Dança Janne Ruth, Grupo BCAD – Bailarinos de Cristo Amor e Doação e Escola de Ballet Lucymeire Aires.

O elemento básico da pintura é a cor, tão presente nas paisagens, a temática abordada pelo artista cearense Gilson Pontes, que irá expor suas telas na 3ª Semana das Artes do Shopping Benfica. Os trabalhos poderão ser prestigiados durante os sete dias de evento.
A quarta arte apontada pelo Manifesto de Canudo é a escultura, cuja característica-mor são as formas. Conquistar o volume idealizado é uma tarefa árdua, mas que pode ser benéfica para o meio ambiente quando a matéria prima recolhe materiais que iriam para o lixo e os transforma em belos artigos de arte. Esse talento será apresentado na Semana das Artes do Shopping Benfica por meio da exposição de esculturas feitas com material reciclado do artista Lúcio Cleto. As obras ficam em cartaz de 12 a 18 de agosto.

O teatro, classificado como a quinta arte, tem como essência a representação. Para ilustrá-lo, haverá apresentação com o Grupo Versos e Canções no domingo, dia 18.

A palavra dá vida a Literatura, conhecida como a sexta arte. Para homenageá-la, serão promovidas, em parceria com a Associação Cearense de Escritores, intervenções poéticas. Na terça feira (13/08), quem sobe ao palco é o Grupo Remix; na sexta-feira (16/08), os grupos Abraço Literário e Grupo Conversos e, no sábado (17/08), os grupos Abraço Literário, Grupo Conversos e Academia Maria Ester de Letras e Leituras.  Ainda no campo da Literatura, serão realizadas Oficinas de Fanzine com George Ulysses, estudante do Curso de Graduação de Cinema e Áudio-visual da UFC, nos dias 16, 17 e 18/08, das 15 às 20h.

A sétima arte é o cinema, que envolve os elementos básicos das seis artes citadas anteriormente. Para representá-la, a terceira edição da Semana das Artes do Shopping Benfica apresenta uma diversificada programação. Nos dias 14 e 16/08, o público poderá visitar o Estande "Cinema Cearense", com Israel Branco, Realizador audiovisual e estudante do Curso de Graduação de Cinema e Audiovisual da UFC, das 15 às 19h.

Os fãs  da dramaturgia oriental terão uma atividade especial: saber Como se constrói a dramaturgia das séries orientais (Jaspion, Kamem Rider, Changeman e Godzilla) com Rafael de Jesus, estudante do Curso de Graduação de Cinema e Áudio-visual da UFC, no dia 16/08, das 15 às 19h.
E mais, ainda sobre o Cinema, será feita a Oficina “Vídeo-Documentário para a Internet”, com Israel Branco, Realizador audiovisual e estudante do Curso de Graduação de Cinema e Audiovisual da UFC. Esta atividade tem como pré-requisitos: Idade mínima de 14 anos e câmera (de preferência Compacta ou celular). Opcional: Computador e Cabo USB da câmera. A Oficina irá acontecer no dia 17/08 (sábado), às 16h.

Uma forma criativa e peculiar que o homem desenvolveu para se fazer entender. Nem sempre a palavra arte esteve ligada à estética e à fama. Na pré-história, tinha relação prática com as atividades relacionadas à confecção de objetos. Na antiguidade, relacionada a atividades de orador e tecelão. Somente no século XIX que a arte tem ligação a criação estética e variadas artes.
A Arte é a expressão de uma sociedade, de uma nação, enfim, de um povo. Ela nasceu em cada homem e nele pode se transformar em conta, em gestos, em representações visuais, enfim, é o caminho da relação entre a humanidade o mundo que o cerca.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DAS SETE ARTES DO SHOPPING BENFICA:

CINEMA
Como se constrói a dramaturgia das séries orientais (Jaspion, Kamem Rider, Changeman e Godzilla) com Rafael de Jesus, estudante do Curso de Graduação de Cinema e Áudio-visual da UFC
Dia 16/08, das 15 às 19h
Estande "Cinema Cearense", com Israel Branco, Realizador audiovisual e estudante do Curso de Graduação de Cinema e Audiovisual da UFC.
Dias 14 e 16/08, das 15 às 19h
Oficina “Vídeo-Documentário para a Internet”, com Israel Branco, Realizador audiovisual e estudante do Curso de Graduação de Cinema e Audiovisual da UFC. Pré-requisitos: Idade mínima de 14 anos e câmera (de preferência Compacta ou celular). Opcional: Computador e Cabo USB da câmera.
Dia 17/08 (sábado), às 16h

DANÇA
Apresentações de dança com as escolas: Escola de Dança Premium, Studio de Dança Daniel Lessa Ballet, Studio de Dança Mainara Albuquerque, Escola de Dança Janne Ruth, Grupo BCAD – Bailarinos de Cristo Amor e Doação e Escola de Ballet Lucymeire Aires.
Dias 17 e 18/08, às 18h

MÚSICA
Apresentação da Banda Boibendi
Dia 16/08 (sexta), às 20h
 Lançamento do álbum “Caixa de entrada – 2ª temporada” com Grupo Versos e Canções.
Dia 18/08 (domingo), às 19h

PINTURA
Exposição de telas paisagísticas do artista cearense Gilson Pontes
Dias 12 a 18/08, das 10 às 22h

ESCULTURA
Exposição de esculturas feitas com material reciclado do artista plástico Lúcio Cleto
Dias 12 a 18/08, das 10 às 22h

TEATRO
Apresentação teatral com Grupo Versos e Canções.
Dia 18/08 (domingo), às 19h

LITERATURA
Intervenções poéticas com o Grupo Remix - Parceira com ACE - Associação Cearense de Escritores
Dia 13/08 (terça), às 19h
Intervenções poéticas com os grupos Abraço Literário e Grupo Conversos - Parceira com ACE - Associação Cearense de Escritores
Dia 16/08 (sexta), 18h30
Intervenções poéticas com os grupos Abraço Literário, Grupo Conversos e Academia Maria Ester de Letras e Leituras - Parceira com ACE - Associação Cearense de Escritores
Dia 17/08 (sábado), às 18h30
Oficina de Fanzine com George Ulysses, estudante do Curso de Graduação de Cinema e Áudio-visual da UFC
Dias 16, 17 e 18/08, das 15 às 20h

Outras informações: 3243-1000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário