sábado, 21 de setembro de 2013

'Caveirão será um equipamento importante', afirma novo Comandante da PM

Levi de Freitas | 08h42 | 20.09.2013
Diário do Nordeste

Coronel Prado, entretanto, não garantiu vinda do equipamento para o Ceará

O caveirão, veículo blindado utilizado comumente pela polícia do Rio de Janeiro, "caso venha, será um equipamento importante" para a Polícia Militar do Ceará. Quem afirma é o novo comandante da corporação, coronel Lauro Prado.

Comandante busca soluções para diminuir a violência no Estado. FOTO: REPRODUÇÃO/TV DN
Durante a posse dos novos comandantes da PM e da Polícia Civil (Delegado Andrade Júnior), o ex-comandante, coronel Werisleik Pontes Matias, afirmou que iria "deixar um caveirão de presente, que consegui de uma empresa de segurança de valores".
Entretanto, o novo comandante não garante que o equipamento realmente venha para o Ceará. "Não foi repassado pelo secretário que saiu (coronel Werisleik) nada sobre a vinda desse caveirão. O secretário (de segurança) Servilho Paiva tomou conhecimento por ocasião da solenidade (de posse dos novos comandantes), que foi repassado pelo coronel Werisleik. Ele (secretário Servilho Paiva) vai procurar se informar para saber sobre a vinda desse transporte para o Estado", explicou o coronel Prado.
Polícia busca solução para principais problemas da segurança
O novo comandante mal assumiu o posto, e já sabe 'de cor' das dificuldades que terá de enfrentar. "A Polícia Militar sabe dos problemas. Estamos buscando solução. Um dos principais desafios é reduzir os índices de homicídios e combater o tráfico de drogas", afirma. O coronel afirma que a corporação busca apoio de outros órgãos para vencer a batalha contra a insegurança no Estado. "Estamos fazendo os levantamentos necessários e trabalhando com o serviço de inteligência. A PM estará integrada com a Polícia Civil e demais órgãos, Ministério Público, Judiciário, para que a gente possa efetivamente combater o tráfico de drogas", garantiu.
****

Abaixo para quem não conhece o caveirão 
 
 
Segundo a Wikipédia o Caveirão é o nome popular do carro blindado usado pelo batalhão de operações policiais especiais da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro em incursões nas favelas na capital fluminense. Oficialmente, o nome desse carro blindado é, veículo blindado de transporte de pessoal. Diferente do que a maioria das pessoas pensam, ele não é um carro de combate, ele é um carro de apoio. É utilizado para apoiar os policiais em operações ou resgatar policiais e pessoas feridas nas localidades conflagradas pelo crime organizado. Apesar de ser criticado por entidades de Direitos Humanos, o Caveirão é defendido pelas polícias como medida de segurança aos policiais.1

Nenhum comentário:

Postar um comentário