segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Empresas apostam no marketing de experiências

Cresce no Brasil o mercado do experience marketing, que substitui presentes tradicionais por experiências inusitadas, onde as empresas apostam na hora de motivar funcionários e agradar clientes

Embalagem de presente.jpg
O final do ano está se aproximando e as agendas, canetas, caixas de bombons, buquês de flores, cestas são mimos tradicionais e que muitas empresas promovem como brindes para seus clientes e funcionários. Mas em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas têm em mente que podem ter um diferencial nesse quesito frente às outras. E por isso passaram a apostar no marketing de experiências, um conceito trazido da Europa que pode abarcar atividades tão distintas quanto um voo de parapente, corrida de kart, um rapel em prédio abandonado de 20 andares, uma degustação de vinhos ou mesmo um dia inteiro no SPA.

O conceito tem atraído empresários dispostos a investir no envolvimento emocional de clientes e parceiros para ter um aumento de performance de vendas. Na Europa, o segmento já existe há pelo menos uma década e movimentou, só na França, cerca de 1 bilhão de euros. No Brasil, o novo conceito vem se expandindo, mas ainda não existe nenhuma pesquisa que possa mensurar seu tamanho. Em Fortaleza, esse mercado está dando os seus primeiros passos, com uma das empresas precursoras do conceito aqui no Brasil, a Experience Gift, que aposta na ascensão do setor e prevê que em breve serão muitas as empresas utilizando estas experiências como um diferencial importante para seu público interno e externo.


“O grande desafio é fazer com que as empresas adicionem esse tipo de marketing no planejamento das ações, que possibilitam desenvolver campanhas de incentivo totalmente gerenciáveis, com resultado em tempo real”, explica Raffaella Schaefer, Diretora da Experience Gift, que implementou um serviço exclusivo de pós venda onde é possível mensurar o sucesso da campanha.

Já Daniel Resplande, Diretor da Experience Gift, conta que “enquanto o marketing tradicional enxerga o cliente como um formador racional de opinião e escolhas, o marketing de experiência busca ativar o sentimento e a sensação que o cliente sentirá ao viver um momento especial proporcionado por uma marca ou empresa”, explica.

As experiências podem ser oferecidas como brindes de final de ano, programas e premiações de reconhecimento, ações de incentivo por cumprimento de metas, datas comemorativas de funcionários ou clientes (aniversário, dia da secretária, dia do médico) e muito mais. Hoje, Já é possível customizar a embalagem para que as marcas fiquem em evidência.
Como funciona
presentes experiências.jpg

As experiências são entregues aos clientes em caixinhas de presente. Cada caixinha, contem um guia com as experiências oferecidas e o vale-experiência que será trocado por momentos inesquecíveis. Esses momentos podem variar de um jantar romântico para duas pessoas a um dia de transformação, ou mesmo um Passeio de quadricíclo em Jericoacoara. Quem recebe o presente pode escolher a experiência que quer viver dentro do tema escolhido: Aventura, Gastronomia, Bem Estar e Hotelaria. Cada tema normalmente oferece dezenas de opções de serviços.
Assessoria de imprensa – Experience Gift
VP Comunicação
 (85) 9234-7300/9248-7545
www.vpcomunicacao.com

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