quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Papai Noel chega ao Shopping Benfica no ritmo de alegria e magia



Papai Noel chega neste sábado, dia 09 de novembro, às 18h, ao Shopping Benfica.

Este ano, o Natal do Shopping  apresenta decoração e programação inspiradas nos Contos de Fadas, a decoração tem o tema: JARDIM ENCANTADO DO PAPAI NOEL. A mobilização acontece em prol da formação leitora tanto de crianças quando de adultos. Com referência nos contos, a comitiva que acompanha o bom velhinho será composta por príncipes e princesas.

Todos os anos, Noel surpreende ao chegar em meios de transportes pouco  convencionais em comparação ao seu tradicional trenó. Ao Shopping Benfica, ele chegou de bicicleta, jipe, carro antigo metrô e, agora, para inaugurar o Natal com muita alegria e diversão, a chegada será feita em um trio elétrico.

O percurso sairá do Batalhão do Corpo de Bombeiros da capital, passará pelas ruas do entorno e  desembarcará na  entrada principal do Shopping Benfica, pela av. Carapinima, às 18h, onde será recepcionado pela Banda de Música da 10ª Região Militar. Na praça de alimentação, apresenta-se o coral do projeto “Eduque Bem Artes” do Shopping Benfica, composto por crianças e adolescentes.

Em seguida, Noel receberá a chave simbólica que inaugura oficialmente o Natal do Shopping Benfica. Junto ao cortejo, ele seguirá até o cenário principal, onde foi montado o Jardim Encantado. O jardim do Shopping Benfica recria o cenário onde foram desenvolvidas histórias dos contos de fada, em alusão à temática natalina do empreendimento, que objetiva estimular a leitura infantil, bem como adulta. No local, além da presença do Bom Velhinho original, há uma réplica em tamanho real, despachando em seu fictício escritório, cercado por  ajudantes.

O jardim ainda recepciona o público com fauna e flora típicos, o tradicional banco, lustres, entre outros adornos.

Até o dia 24 de dezembro, o Papai Noel do Shopping Benfica estará recebendo as crianças no Jardim Encantado, localizado no térreo. 

O espírito natalino do Shopping Benfica também reserva espaço para a fé. No térreo do empreendimento, o público poderá prestigiar o presépio, referência cristã ao nascimento de Jesus em uma gruta de Belém. O cenário projetado apresenta bonecos em tamanho real e com movimentos mecatrônicos, em representação à Sagrada Família: Maria, Jesus, José, mais os três reis magos, Gaspar, Baltasar e Belchior.

Incentivo à leitura

Desde sua fundação, há 14 anos, o Shopping Benfica alia ao Natal,  oportunidade para estimular ações de responsabilidade social, ambiental. Este ano, o foco será cultural. Para divulgar a importância e estimular a leitura, Papai Noel virá acompanhado por uma comitiva real, composta por príncipes e princesas que encantam crianças em todo o mundo, através dos contos de fadas, que também serviram de referência para a decoração interna e externa do empreendimento, bem como para a programação dos meses de novembro e dezembro destinada à família.

Essa conscientização do empreendimento é embasada por importante estudo realizado no país. A cada quatro anos, a pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, realizada pelo Instituo Pró-Livro e o Instituto Ibope Inteligência, constrói diagnóstico sobre o comportamento dos leitores brasileiros. O estudo mais recente, divulgado no segundo semestre de 2012, revela que 24% dos entrevistados dedicam tempo livre à leitura. Em comparação ao último levantamento, houve queda de 9,1% no número de leitores. Antes, eram 95,6 milhões e agora são 88,2 milhões. Desses,  50% correspondem à população total de brasileiros com 05 anos ou mais.   Atualmente, o brasileiro lê 1,85 livro por trimestre. A pesquisa entrevistou 5.012 pessoas de 315 municípios brasileiros.

Preocupado com a formação leitora de seus clientes e convicto de que, com incentivo, os adultos, bem como as crianças são influenciados positivamente e passam a cultivar o hábito, o Shopping Benfica realiza o natal em prol da leitura, com eventos que facilitem o acesso de todos os públicos aos livros.

A preferência do shopping pelos contos de fada acontece porque são essas narrativas curtas, o primeiro contato que muitas pessoas têm com os livros. Essa iniciação dá-se na infância e é continuada por gerações após gerações. Essas histórias, baseadas em contos populares, despertam fascínio em todas as idades por contar histórias no qual estão heróis e vilãos que batalham e, no final, vence aquele que praticou o bem. As narrativas desde cedo incutem nas crianças a importância de serem bons, para receberem sanção positiva. Para tal ensinamento ser efetivo, os livros são compostos por imagens e muitas cores, como o verde das florestas e o rosa das princesas. E são essas as cores que adornam o Shopping Benfica neste Natal.

Intensificar o hábito da leitura é fundamental, pois auxilia em diversos aspectos do dia a dia. Os livros infantis e infanto-juvenis além da mensagem lúdica e de inserir as crianças no encantado mundo das palavras,  também são responsáveis por um feito importante. Muitos pais, ávidos por incentivarem seus filhos a serem leitores, acompanham-nos às livrarias e lançamentos de livros, assim, ao apresentá-los a este mundo, terminam por se beneficiar também, afinal, nesses eventos, também conhecem e adquirem títulos para si ou para presentear. Com essa “cadeia do bem”, especialistas acreditam ser mais viável aproximar-se do nível de leitura dos países europeus que é de oito livros, ao ano, por pessoa.

Para estimular famílias a aproveitarem os benefícios da leitura, o Shopping Benfica é o primeiro empreendimento na cidade a reservar espaço, entre suas lojas, para ofertar a todo o público, local para leitura. No 1º piso, todos os dias, quem visita o shopping pode ler os jornais locais, bem como conferir as centenas de livros; revistas e gibis, no “Espaço da Leitura”. O acervo faz parte de doações feitas por editoras e também por parte dos clientes, que vêem no local, um incentivo extra para o estudo e a leitura.

Espaço Tec Natal

Dentre os fatores que ocasionaram a diminuição no número de leitores no Brasil estão a redução da concentração de brasileiros em idade escolar e  mecanismos de lazer. Destaque para  televisão, ouvir música, descansar, assistir a filmes e sair com amigos. Antes classificado como obstáculo para a leitura, a ascensão dos tablets já é vista com otimismo por conta do desenvolvimento dos livros digitais, que cada vez conquistam mais adeptos. Conforme a pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, dos entrevistados que tiveram experiência  com e-books, 54% afirmaram ter gostado muito. Do total, que reúne também os que desconhecem essa modalidade de livro, 48% disseram que podem  usufruir a tecnologia.

Para apoiar as crianças a lerem e também escreverem utilizando as novas tecnologias, nos dias 14 de novembro a 19 de dezembro, o Shopping Benfica realiza o “Espaço TecNatal”, no qual as elas serão convidadas a escreverem cartas ao Papai Noel, porém, de uma forma moderna. Ao invés de lápis e papel, elas irão utilizar tablets. Além de colaborar com o meio ambiente, por meio da economia de papel, as crianças serão estimuladas a colocarem criatividade e emoção em prática, pois as 14 melhores  produções serão premiadas com um tablet Ibyte Goldentec de 8”. O Espaço irá funcionar das 10h às 22h, no 2º piso.

Histórias Natalinas para envolver toda a família

Os tradicionais contos de fadas, envoltos em contextos natalinos serão as atrações que a Cia Meleus apresentará, a partir do dia 10 de novembro, aos domingos, no Shopping Benfica, às cinco horas da tarde. A participação é gratuita.

Lançamento de livro infantil

Quando estimuladas desde cedo à leitura, as crianças são beneficiadas pelo desenvolvimento do senso crítico, da criatividade, ficam aptas a se expressarem melhor e, podem, inclusive, lapidar o gosto e talento pela escrita. Esse foi o caso dos alunos da Escola Espaço Criativo que, na quarta-feira, dia 13 de novembro, às 19h, farão o lançamento da obra “Histórias, brincadeiras e diversão”, no Shopping Benfica.  

Natal do Shopping Benfica. Programação:

Chegada do Papai Noel:

Dia 09/11/2013, às 18h.

Visitas ao Papai Noel no Shopping Benfica:

De 2ª a 6ª feira, das 17h às 21h 30;

Sábado, das 13h às 21h;

Domingo, das 14h às 20h.

As visitas podem ser feitas até o dia 24/12.

Local: Jardim Encantado do Shopping Benfica, no térreo.

Livre.
Espaço TecNatal

De 14/11 a 19/12, das 10h às 22h, no 2º piso.

Crianças poderão escrever cartas ao Papai Noel, utilizando tablets.

As cartas mais criativas e originais serão contempladas com um tablet, modelo Ibyte Goldentec de 8’’.

Serão 14 premiados.

O resultado será divulgado dia 23/12.

A premiação acontecerá dia 24/12, às 13h.

Programação gratuita

Contação de histórias natalinas, inspiradas em contos de fadas, com Cia Melejus.

Dias 10, 17 e 24/11 (aos domingos), às 17h.

Grátis.

Lançamento do livro “Histórias, brincadeiras e diversão” dos alunos da Escola Espaço Criativo

Dia 13/11, às 19h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário