quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Porto do Pecém se aproxima de seis milhões de toneladas movimentadas

Porto NovaNo período de janeiro a novembro de 2013, 5,7 milhões de toneladas de mercadorias foram movimentadas através do porto do Pecém, com elevação de 44% em relação ao mesmo período do ano anterior. A elevação ocorreu em todos os tipos de carga, com destaque para o granel líquido, que registrou aumento em 251%, seguindo-se de granel sólido com 29, carga solta com 26 e contêineres com 2%. As exportações contribuíram com elevação de 53% enquanto as importações registraram variação positiva de 42%.

Na movimentação de mercadorias por sentido, as exportações registraram 624 mil toneladas de combustíveis minerais e 155 mil t de frutas. Por sua vez, as importações aparecem com 1,8 milhão de t de combustíveis minerais e 928 mil de produtos siderúrgicos.

O porto cearense ficou na primeira colocação na exportação de frutas e na importação de produtos siderúrgicos e clinkers (cimento não pulverizado), no ranking elaborado pela Secex - Secretaria do Comércio Exterior do Ministério da Indústria, Comércio e Desenvolvimento que analisa o desempenho de todos os portos brasileiros.

As frutas registraram a movimentação de 86 mil t de melão, 32 mil de manga, 14 de melancia e 11 de castanha de caju, com origem do Ceará (44%), Rio Grande do Norte (33%), Pernambuco (11%) e Bahia com 10%. Os principais destinos são a Holanda, com 38%, a Grã Bretanha com 24 e os Estados Unidos com 20%. Aproximando-se das seis milhões de toneladas de mercadorias movimentadas no corrente ano o Pecém ultrapassou todas as previsões para 2013, cuja meta prevista era de 4,5 milhões de toneladas.

Fonte http://www.ceara.gov.br/sala-de-imprensa/noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário