segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Parceria entre Prefeitura e Google lança aplicativo para otimizar transporte público em Fortaleza

Por meio de computadores, smartphones e tablets, o Google Transit orienta a população sobre os trajetos das 296 linhas de ônibus da cidade

Ferramenta não teve custo para Prefeitura, que disponibilizou dados do georreferenciamento de linhas e paradas como contrapartida (Foto: Marcos Moura)
A Prefeitura de Fortaleza lançou nesta quinta-feira (9/01), no Paço Municipal, em parceria com a multinacional de serviços online Google, o Google Transit – aplicativo que orienta os usuários de transporte coletivo sobre os trajetos das 296 linhas de ônibus da Capital. O serviço integra o Google Maps, oferecendo também dados sobre tempo estimado de viagem, horários de partida e chegada, quantidade de paradas, distâncias e valor da tarifa. Fortaleza é a primeira capital do Nordeste e sexta cidade do Brasil com esta plataforma, que deve ser implementada em todas as cidades-sede da Copa do Mundo de 2014.
A população pode utilizar a ferramenta por meio do acesso à internet em computadores, smartphones e tablets. De acordo com o Prefeito Roberto Cláudio, a integração propiciada pelo Bilhete Único, utilizado por cerca de 350 mil pessoas, será contemplada no Google Transit. “Esse sistema é muito importante para o fortalezense, para cerca de um milhão de pessoas que usam ônibus todo dia. Caso tenham computador em casa, no trabalho ou um celular com internet 3G, vão poder tirar proveito desse aplicativo, que é um passo fundamental para estimular o uso ao transporte público. Também servirá aos turistas que venham eventualmente à Fortaleza, já que essa plataforma tem diversas línguas”, disse.

A partir do dia 15 de janeiro, o Bilhete Único propiciará a integração de vans (topiques) aos ônibus. “A partir desta data, esse aplicativo passará a agregar as informações das linhas de vans para que esteja cada vez mais disponível para as pessoas”, afirmou, explicando que com a integração as rotas das vans entrarão mais nos bairros e novos ônibus serão colocados nas vias troncais, capilarizando o sistema. Ele afirmou ainda que, até junho, há perspectiva de implementar tecnologia wi-fi em praças e logradouros públicos, a fim de expandir a utilização do Google Transit.
Segundo Alessandro Germano, diretor de parcerias da Google Brasil, o serviço atende ao dia-a-dia do cidadão. “Fortaleza é uma cidade que merece esse serviço, tenho certeza que será muito bem recebido”, pontuou.
A ferramenta não teve custos para a Prefeitura. Como contrapartida à proposta do Google, a Etufor  disponibilizou os dados obtidos em um georreferenciamento das linhas e paradas de ônibus feito ao longo de 2013. O Google Transit pode ser consultado diretamente no Google Maps (www.google.com.br/maps) ou no link disponibilizado no portal da Prefeitura de Fortaleza (www.fortaleza.ce.gov.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário