segunda-feira, 23 de junho de 2014

Há 20 anos, Brasil goleava Camarões e garantia vaga nas oitavas de final


Foto: Getty Images#
Foto: Getty Images
Portal Brasil

Romário, Márcio Santos e Bebeto marcaram os gols que asseguraram a vitória por 3 x 0 sobre a equipe africana na Copa de 1994, nos Estados Unidos

O confronto desta segunda-feira (23.06) entre Brasil x Camarões, no Estádio Nacional Mané Garrincha, não será o primeiro entre as duas seleções em Copas do Mundo. Há 20 anos, em 24 de junho de 1994, sul-americanos e africanos mediram forças também na fase de grupos. E o time de verde e amarelo levou a melhor: vitória por 3 x 0 - gols de Romário, Márcio Santos e Bebeto - e vaga garantida nas oitavas de final.
O contexto era diferente do atual. A Seleção Brasileira vinha de triunfo na primeira partida (2 x 0 na Rússia, gols de Raí e Romário), mas não inspirava confiança nos torcedores desde as Eliminatórias. Já Camarões, que empatara com a Suécia na estreia (2 x 2), tinha um time respeitado - muito em razão da campanha no Mundial de 1990, na Itália, quando encantou o mundo e chegou às quartas-de-final.

Mas o desenrolar dos acontecimentos culminou em situação semelhante ao panorama de 2014, caso o Brasil se classifique. Com a derrota por 3 x 0 e a posterior goleada sofrida para a Rússia (6 x 1), Camarões terminou na lanterna do grupo. Já o Brasil, apesar do empate com a Suécia na última rodada, por 1 x 1, foi o líder de chave e, posteriormente, campeão do mundo após 24 anos sem conquistar o título.
As principais esperanças da torcida brasileira em 1994 eram os atacantes Bebeto e Romário. Jogadores como o volante Dunga - muito criticado após a eliminação de 1990 - e o goleiro Taffarel – irregular na campanha das Eliminatórias - só foram reconhecidos após o título. Os atletas mais conhecidos de Camarões eram o meio campista Omam-Biyick e o veterano de 42 anos Roger Milla.

BRASIL 3

Taffarel; Jorginho, Aldair, Márcio Santos e Leonardo; Mauro Silva, Dunga, Zinho (Paulo Sérgio) e Raí (Müller); Bebeto e Romário.
Técnico: Carlos Alberto Parreira.

CAMARÕES 0

Bell; Song, Kalla, Tataw e Agbo; Libiih, Foe, Mbouh e Mfede (Mabdean); Oman-Biyik e Embe (Roger Milla).
Técnico: Técnico: Henri Michel
Data: 24 de junho de 1994
Local: Stanford Stadium (Palo Alto, Califórnia)
Público: 83.401 pagantes
Árbitro: Arturo Brizio Carter (México)
Gols: Romário, aos 39 minutos do primeiro tempo; Márcio Santos, aos 21, e Bebeto, aos 28 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Mauro Silva, Tataw e Kalla.
Cartão vermelho: Rogobert Song, aos 18 minutos do segundo tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário