terça-feira, 29 de julho de 2014

Ampliação do Terminal Antônio Bezerra está 85% concluída


 

O projeto integra o Transfor e aumentará o espaço físico do equipamento, que passará a ter mais que o dobro de seu tamanho atual

Desde janeiro deste ano, quando foi concluída a primeira etapa da ampliação do Terminal do Antônio Bezerra, uma nova obra foi iniciada no terminal antigo. O projeto, que integra o Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor) da Prefeitura de Fortaleza, executado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf), prevê a ampliação de 12 mil m² para 29 mil m², aumentando o espaço físico do equipamento, que passará a ter mais que o dobro de seu tamanho atual. Com 85% dos serviços concluídos, a obra custou R$ 17 milhões aos cofres públicos e tem conclusão prevista para o segundo semestre deste ano.
O novo equipamento contará com plataformas com piso industrial, cobertura em estrutura metálica e pavimento rígido para circulação de ônibus. No total, serão três plataformas de embarque e desembarque com amplas áreas para circulação de passageiros com estações para receber tanto os ônibus articulados quanto os convencionais. A entrega do primeiro corredor expresso de ônibus, o Antônio Bezerra / Centro, acontecerá no mesmo período da conclusão das obras do terminal.

A segunda etapa da obra do Terminal Antônio Bezerra prevê rampas e túneis de acesso de pedestres às plataformas, semelhantes às que foram instaladas na primeira etapa. A nova estrutura tem evitado o cruzamento entre usuários e ônibus, proporcionado mais rapidez, comodidade e segurança.
Os 23 boxes existentes no antigo terminal serão substituídos por 30 novos boxes instalados nas plataformas e nos túneis, com áreas mais amplas com rede de esgoto, pias e exaustores. Os novos boxes vão oferecer mais conforto aos comerciantes e usuários, que passarão a contar com serviços rápidos, como Correios, caixas eletrônicos, lanches, dentre outros. Quando concluído, o terminal terá duas entradas com bilheterias, prédio para a administração, auditório, além de quatro conjuntos de banheiros acessíveis.
Breve Resumo
Paralisada entre agosto de 2009 e março de 2013 devido a entraves relacionados às desapropriações do entorno e inconsistências no projeto, a ampliação do Terminal do Antônio Bezerra foi retomada já na atual gestão. O projeto passou por ajustes e adaptações para trazer modernidade e conforto à população e teve a primeira etapa entregue em janeiro deste ano. A entrega da segunda etapa acontecerá no segundo semestre deste ano.

Fonte: http://www.fortaleza.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário