terça-feira, 22 de julho de 2014

Inadimplência do consumidor tem queda de 1,1% no primeiro semestre, aponta Serasa

Índice também caiu 1,4% na comparação entre junho e maio. É o primeiro declínio após três altas mensais consecutivas

A inadimplência do consumidor registrou queda de 1,1% entre janeiro e junho, na comparação com o mesmo período do ano passado, conforme informou a Serasa Experian nesta segunda-feira (21).
Na relação mensal – junho contra maio – o índice também caiu 1,4%, representando o primeiro declínio após três altas mensais consecutivas. Já na variação anual – junho de 2014 contra o mesmo mês de 2013 – o indicador apontou crescimento de 3,0%.
A análise dos dados da pesquisa mostra queda no primeiro semestre de 2014, na comparação com o mesmo período do ano anterior, das dívidas não bancárias (junto aos cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica, água etc.).
Esses itens, bem como a inadimplência com os bancos e os cheques sem fundos, foram os responsáveis pela queda do índice no período, com recuo de 2,3% 0,4% e 10,1%, respectivamente. Já os títulos protestados tiveram alta de 16,7%.
Na comparação mensal – junho contra maio – os cheques sem fundos foram os principais responsáveis pela queda do indicador, com variação negativa de 13,8% e contribuição negativa de 1,0 ponto percentual (p.p.).
As dívidas não bancárias e os títulos protestados também caíram 0,6% e 19,7% e contribuíram de forma negativa com 0,3 p.p. e 0,3 p.p., respectivamente. Já a inadimplência com os bancos apresentou leve alta de 0,4% e contribuiu para que o indicador não caísse ainda mais em junho de 2014. Veja os dados completos na tabela abaixo:
Fonte: Portal Brasil com informações da Serasa Experian

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário