domingo, 9 de novembro de 2014

[Coluna Economia e Mercado] Business Model Canvas (BMC)

Ferramenta Business Model Canvas (BMC)
O Business Model Canvas (BMC) é uma ferramenta estratégica muito utilizada para fazer um esboço de uma plano de negócios. Sua finalidade é reunir em uma única folha de papel, como se fosse um mapa, todos os itens necessários para a elaboração de um plano de negócios de uma nova empresa ou até mesmo um empreendimento de pequeno porte. Essa nova tecnólogia permite que o novo empreendedor possa visualiza e, uma única folha de papel tods os pontos necessários para implantar o seu negócio.
Neste modelo o empreendedor vai traçar suas estratégias com custos, relacionamento com clientes, recursos humanos , rede de parceiros e tudo mais que ele considerar que é  um fator chave para seu empreendimento.O Business Model Canvas pode ser impresso numa grande superfície para grupos de pessoas começarem esboçar e discutir elementos do modelo de negócios com lembretes em Post-it ou marcadores para quadro branco. É uma ferramenta que fomenta o entendimento, a discussão, a criatividade e a análise. Clique no link abaixo e saiba mais desta ferramenta.
Temendo o desemprego
Hoje com a rápidas mudanças na economia e o retorno da pressão de custos sofridas pelas empresas nunca é demais você começar a pensar que de uma hora para outra você pode não ser mais competitivo para sua empresa. O problema piora quando o profissional é mais experiente e como consequência  tem um patamar de salário mais alto ou esta em uma empresa que oferece benefícios como plano de saúde ou vale alimentação. Marcelo Nakagawa publica no site da revista PEGN um artigo que descreve um caminho seguro para você que esta com o fantasma do desemprego na cabeça poder planejar o seu próximo passo levando em consideração o empreendedorismo.
Por que dividir?
Este ano tivemos muitas emoções e tristezas. A Copa do Mundo foi no nosso pais mas não conseguimos conquistar a taça. Houve as eleições que aparentemente dividiu o pais ao meio, não literalmente mas com opiniões contrarias , uns queriam A e outros apoiavam B nada mais certo pois vivemos em uma democracia. O que surpreende é que pessoas fazem movimentos para separar o Brasil apenas porque não conseguem conviver com as diferenças ou acham que esse plano é mais certo que aquele. Com o final de 2014 é tempo de reatar amizades, colaborar com os projetos aprovados e procurar agregar valores aos existentes. Se você esta com sentimento de divisão procure pensar em coisas que possam agregar valor ao seu trabalho ou negócio, pense coletivamente e esqueça o sentimento de divisão. Quem sabe podem aparecer novos caminhos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário