quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Nove pessoas são presas durante “Operação Praias Altaneiras” na AIS 17

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) e das Polícias Civil e Militar, realizou, nessa quarta-feira (03), a “Operação Praias Altaneiras” no município de Trairi, na Área Integrada de Segurança 17 (AIS 17) do Estado.  A ação, que integra mais uma iniciativa do programa Em Defesa da Vida, contou com a participação de cerca de 160 homens das forças de segurança do Estado.

A operação, intitulada em referência ao hino da cidade de Trairi, foi deflagrada com o objetivo de combater o tráfico de drogas e os índices de homicídios da região. No total, foram cumpridos 33 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Vara Única da Comarca de Trairi. Os alvos da operação estavam localizados na sede do município e nos distritos de Canaã, Flecheiras e Mundaú.

Segundo o titular da Delegacia Regional de Itapipoca, Delegado Marcos Aurélio Elias de França, a operação foi desencadeada em virtude de denúncias da prática do crime de tráfico de drogas em diversas localidades do município.  “Essa operação é de fundamental importância para coibir os crimes cometidos ultimamente nessa área”, destacou o Delegado.
Prisões e apreensões

Nas incursões, foram presos: Abraão Rodrigues Ramos (33), que já responde por tráfico de drogas; Francisco Cláudio Dias (51), que responde por tráfico de drogas; Hélio de Araújo Sousa (33); José Ernando de Freitas Portela (19); José Mikael do Nascimento Santos (21); Jocélio Sousa da Silva (29); Aline de Sousa Farias (22); Francisco Rodrigues dos Santos (55) e Luiza Messias dos Santos (61). Com eles, foram apreendidas duas espingardas, sendo uma calibre 12, além de um revólver calibre 38, duas balanças de precisão, cinco mudas de maconha, 1,023Kg de maconha, 21 gramas de crack, 37 gramas de cocaína, 15 relógios de pulso (importados), cinco câmeras fotográfica, cinco celulares, um tablet, um notebook e a quantia de R$ 1.341, em espécie.

Todos os presos foram conduzidos à Delegacia Municipal de Trairi, onde Francisco Cláudio, Jocélio Sousa, Aline de Sousa e Luiza Messias foram autuados por tráfico de drogas. Abraão e Francisco Rodrigues foram autuados por tráfico e porte ilegal de arma de fogo. Já José Ernando e Mikael foram autuados por tráfico e associação para o tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo e Hélio de Araújo foi autuado somente por porte ilegal de arma de fogo. Após as autuações, os envolvidos foram encaminhados à Cadeia Pública de Trairi.

Colheita de maconha
Em uma das abordagens, foi encontrada uma plantação de maconha na casa de Francisco Cláudio Dias. Segundo os policiais, as mudas já estavam prontas para a colheita e comercialização.
Ações contínuas
Seguindo o direcionamento de redução dos índices de criminalidade, as Polícias Civil e Militar da AIS 17 estão realizando diversas ações de segurança contínuas, com o objetivo de capturar os principais envolvidos no tráfico de drogas da região. Uma delas resultou na prisão de Yuri Victor Freitas Bezerra (23). O fato ocorreu no último dia 21 de novembro.

O suspeito já havia respondido a um Ato Infracional (AI) por tráfico de drogas quando adolescente. Ele foi levado à Delegacia Municipal de Trairi e atuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas.

Fonte: SSPDS

Nenhum comentário:

Postar um comentário