domingo, 4 de janeiro de 2015

90% dos casos de sarampo do Brasil esta no Ceará

O Ceará vive um surto de sarampo

(Fortaleza) 04/01/2015- No ano passado foram registrados no Ceará  607 casos de sarampo, o maior número do Brasil e longe esta o estado de Pernanbuco com 24 casos e São Paulo com 7 casos.

Os casos foram verificados em 25 cidades do estado mas o destaque é Fortaleza com 537 casos. O maior número de casos ocorreu em crianças menores de um ano e a incidência de casos por 100 mil habitantes é de 6,9.


O médico infectologista Anastácio Queiroz.  disse em reportagem ao jornal O POVO que “O Ceará precisa ser mais proativo no bloqueio. Se houve a suspeita, tem que ser investigado no mesmo dia. Se estão surgindo mais casos é porque não conseguimos bloquear. Há alguma lacuna que precisa ser resolvida”

O coordenador de Promoção à Saúde da Sesa, Márcio Garcia confirma o surto mas disse que  "O Ceará atinge índice maior do que o preconizado pelo Ministério da Saúde, que é de 95% do público alvo" mas os problemas estão em municípios que não atingiram a meta de vacinação. Os sinromas da doença são “Febre, manchas no corpo, exantema (erupções cutâneas), coriza e náusea são sintomas comuns a outras doenças, como dengue e gripe”, conforme o coordenador do Sesa. 

 Com informações do O Povo On line

Nenhum comentário:

Postar um comentário