domingo, 18 de janeiro de 2015

[Coluna Falando S/A] Concentração do mercado em dez empresas


Saldo da Operação Lava Jato

Não bastava a crise financeira que paira sobre o Brasil vem a notícia que as empresas envolvida na Operação Lava Jato já demitiram 12.000 pessoas no pais e vão demitir mais nos próximos dias.Sem crédito no mercado e com o caixa debilitado pela falta de pagamento da
estatal, que também não tem reconhecido aditivos bilionários das contratadas, as construtoras começaram a atrasar salários e a demitir. A situação é grave pois sem contratos não há mais o que fazer. Sempre quem paga a conta é o colaborador.

Efeito "Levy"

Parece que estamos diante de um novo envento na economia é o Efeito "Levy" que aumenta os impostos e juros e mexe com a economia. Segundo jornalistas o que se pode esperar é o aumento da Cide , aumento de juros para o comercio, diminuição do financiamento estudantil. Os especialista esperam o efeito "Levy" em todos os setores da economia, será um ano difícil.

Desemprego pode trazer de volta o discurso da qualificação

Um dos maiores problemas da nova crise que esta por  vir pode ser a baixa qualificação dos jovens trabalhadores e a falta de investimento feita pelas empresas na qualificação dos empregados. Um dos grandes desafios para os novos tempos é como melhorar a competitividade das empresas quando o mercado tiver suas vendas desaquecidas devido ao ajuste econômico que o ministro Levy esta fazendo. Quem não se preparou para os novos tempos  pode ter uma situação difícil.

Concentração do mercado em dez empresas
Esta é para pensar : Talvez passe despercebido àqueles que vão ao supermercado que um conjunto pequeno de grandes transnacionais concentra a maior parte das marcas compradas pelos brasileiros. Dez grandes companhias – entre elas Unilever, Nestlé, Procter & Gamble, Kraft e Coca-Cola – abocanham de 60% a 70% das compras de uma família e tornam o Brasil um dos países com maior nível de concentração no mundo. O que sobra do mercado é disputado por cerca de 500 empresas menores, regionais.(Fonte: Reporte Brasil) 
http://reporterbrasil.org.br/wp-content/uploads/2014/12/unilever.png
Fonte: Reporter Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário