sábado, 7 de fevereiro de 2015

Prefeitura de Fortaleza realiza testes com tinta antipichação em equipamentos públicos

Também faz parte da ação da Prefeitura a utilização de pintura de painéis de arte urbana

Após a tinta aplicada, a remoção da pichação é simples e pode ser feita com um pano úmido com sabão ou solvente

Técnicos da Seinf estão removendo pichações em equipamentos públicos que já haviam recebido a aplicação do produto

Com o objetivo de proteger o patrimônio público da ação de pichadores, a Prefeitura de Fortaleza está realizando testes com uma tinta especial antipichação em obras entregues recentemente. Nesse sentido, os técnicos da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf) estão removendo, de forma fácil e simples, pichações em equipamentos públicos que já haviam recebido a aplicação do produto.

Receberam a aplicação do produto os túneis Barros Pinho (Av. Santos Dumont sob a Via Expressa) e Jornalista Demócrito Rocha Dummar (Paulino Rocha com Alberto Craveiro), além dos viadutos Celina Queiroz e Reitor Antônio Martins Filho, situados no entroncamento das avenidas Engenheiro Santana Júnior e Antônio Sales.

A tinta incolor e o verniz antipichação têm acabamento brilhante, apresentando capacidade antiaderente e facilidade na remoção manual de fuligens e pichações sem causar danos à superfície que recebeu a pintura por não ser corrosivo. Além disso, o produto ainda protege contra a ação da chuva e da maresia. Após a tinta aplicada, a remoção da pichação é simples e pode ser feita com um pano úmido com sabão ou solvente.

Segundo o Secretário de Infraestrutura, Samuel Dias, o procedimento é o mais adequado para Fortaleza. “Este método já vem sendo utilizado com sucesso em diversas outras cidades. O esforço da Prefeitura gera um retorno bastante positivo para a cidade, uma vez que os bens públicos e espaços históricos serão preservados contra a ação de vândalos. A ideia é que as obras a serem entregues recebam este processo”, explica Samuel.

O produto tem um campo de aplicação bem amplo, como fachadas e muros de prédios, monumentos, pontes, viadutos, placas de sinalização, terminais de ônibus e estações de trens e metrôs, dentre outros espaços e tipos de superfícies.

Também faz parte da ação da Prefeitura a utilização de pintura de painéis de arte urbana, a exemplo do que foi feito no túnel da Av. Santos Dumont e no Viaduto Deputado Jackson Pereira, localizado no entroncamento das avenidas Engenheiro Santana Júnior e Santos Dumont, que passaram por um processo de pintura especial, com revestimento coberto por grafite artístico, de autoria do grafiteiro e educador social Davi “Favela”.

Fonte: Site da Prefeitura de Fortaleza

Nenhum comentário:

Postar um comentário