sábado, 23 de maio de 2015

Documentação de ônibus deve estar regulamentada em centros urbanos



New modern city bus - stock photo
Veículos que realizam o transporte de pessoas precisam, independente de circularem na zona rural ou urbana, devem ser corretamente registrados e terem todas as documentações necessárias para circularem e transportarem passageiros. Isso é necessário para todos os tipos de condução, como:



·         Ônibus
·         Ônibus fretados
·         Vans
·         Micro-ônibus
·         Táxis

A exigência da documentação é fundamental para evitar que empresas de transporte trabalhem de forma irregular, seja sem as vistorias necessárias para o veículo ou com irregularidades com os funcionários, como motoristas que trabalham excessivamente e podem causar acidentes.

No entanto, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) estima que muitos veículos de transporte de passageiros não estejam adequadamente regulamentados, seja pela ineficiência de empresas de comprar ônibus novos e renovarem as frotas ou pela compra de ônibus usado em mal estado.

O anuário estatístico do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) de 2013 estimou que em 2009 foram 726.220 veículos se envolvendo em acidentes, dos quais 10.184 eram ônibus ou micro-ônibus.

Regulamentação no transporte

Todos esses fatores fazem com que o transporte de passageiros exija ainda mais a regulamentação do veículo e as vistorias necessárias que inspecionam parte mecânica e elétrica do veículo, manutenção que é fundamental para evitar a ocorrência de acidentes.

A vistoria dos veículos é anual e deve ser feita nos órgãos governamentais disponíveis no município. Normalmente o cidadão pode buscar mais informações no Detran do município, sendo que muitas vezes a vistoria é realizada por órgãos ligados ao INMETRO.

Concessionárias municipais

Além da regulamentação no transporte rodoviário, os usuários devem se atentar aos serviços prestados pelas concessionárias municipais de transporte. Nesses ônibus é necessário que haja a vistoria, os documentos corretos de regulamentação do veículo e os motoristas devem ser registrados pela empresa fornecedora do serviço. Entre as questões que podem ser fiscalizadas no âmbito municipal são:

·         Cumprimento dos horários
·         Déficit da frota
·         Abandono do veículo

O usuário deve sempre se atentar aos fatores de segurança e regulamentação tanto ao usar ônibus rodoviários, como ao utilizar ônibus municipais e podem se tornar fiscais do transporte que utilizam, como incentivam algumas capitais.

Post Colaborativo Campione

Nenhum comentário:

Postar um comentário