sábado, 6 de junho de 2015

O lixo nas ruas de Fortaleza tem solução?


Resultado de imagem para lixo em fortaleza  


 Pedro Paulo Morales

   Quem nunca andou nas ruas de Fortaleza, seja em bairros nobres ou periferia e nunca se deparou com uma rampa de lixo? Pois é elas ultimamente estão em todos os lugares. Pode ser em uma esquina ou em frente a uma casa ou prédio que esteja para alugar, a rampa sempre aparece.
   
   O problema do lixo já é antigo, lembro que já houve tentativa de se implantar a taxa  do lixo, mas
não deu certo. Agora mais uma vez a prefeitura vai multar quem produz lixo. A chamada lei do Lixo tem o objetivo de punir as empresas que produzem lixo e não dão um destino correto para ele. Para se ter uma ideia em uma semana foram multadas 74 empresas e essas multas podem chegar a R$ 17 mil reais.

   Segundo a Prefeitura de Fortaleza os principais causadores do acúmulo de lixo nas ruas são os grandes geradores de resíduos sólidos. Entre 2011 e 2014, esses geradores passaram de 532 mil toneladas produzidas para mais de 1,18 milhão de toneladas. As empresas não são de toda as culpadas pelo transtorno do lixo os entulhos são formados por moradores, que depositam pequenas quantidades de lixo, ou de trabalhadores que descarregam cargas de entulhos em pontos proibidos começam pequeninos e acabam enormes. Neles podemos encontrar móveis, restos de comida, plásticos e até animais mortos.

   A Prefeitura de Fortaleza vai implantar 12 “Ecopontos”, que serão construídos até o fim deste ano.Os Ecopontos vão receber grandes entulhos, que não são recolhidos pelo caminhão do lixo.Além disso há um projeto para reestruturar os pontos de coleta de  lixo para reduzir os cerca de 1.800 pontos clandestinos de lixo.

   As iniciativas de reestruturação da coleta de lixo e multas são validas  porem anda se compara com a conscientização que um povo deve ter do que o lixo na rua prejudica a todos pois um ambiente limpo é um ambiente saudável e sem doenças. 

   Por isso acondicione seu lixo adequadamente e não descarte-o em qualquer lugar porque o lixo pode não estar na frente de sua casa, mas esta nas ruas , quem sabe perto de onde você trabalha ou seu filho (a) estuda. Por isso  faça a sua parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário