quarta-feira, 1 de julho de 2015

ROI em treinamento é solução para empresas avaliarem seus investimentos



Para poder investir assertivamente, uma empresa precisa conhecer o retorno que é gerado em cada ação corporativa tomada. Apenas assim será capaz de obter resultados expressivos em receita, a partir de um conhecimento prévio e certeiro sobre as áreas e investimentos que mais geram lucro.
Uma forma de medir esse retorno é pelo ROI, ou retorno sobre investimentos, que permite que a companhia avalie melhor suas ações e tenha uma melhor estrutura para realizar a tomada de decisão. Um dos fatores que permitem avaliação e muitos líderes desconhecem, por exemplo, é o treinamento de colaboradores, que faz parte de um projeto eficiente de gestão estratégica de pessoas.

O ROI em treinamento é mais difícil de ser mensurado do que outras formas de investimento, mas ainda assim é possível que o investidor avalie seus resultados, permitindo que ele conheça melhor os pontos positivos dessa estratégia, permitindo que ela seja aprimorada com o tempo.

Avaliação de ROI

O ROI pode ser usado para calcular o tempo necessário para obter o retorno sobre o investimento realizado ou apenas para avaliar o resultado quantitativo do investimento. O ROI será calculado a partir de números obtidos durante o processo de investimento, sendo que será necessário que a empresa disponha de:
·         Valor do investimento realizado inicialmente;
·         Lucro operacional gerado.
No caso do treinamento é importante que se considere a receita obtida, mas também os resultados gerais que se refletem na gestão de pessoas. Alguns investimentos, como em ferramentas, irão influenciar positivamente o ROI de uma empresa, no entanto, no caso do investimento em treinamento é importante que se considere também o investimento humano.
A diferença está relacionada ao empoderamento e satisfação do colaborador por ver que a empresa investe em seu desenvolvimento profissional. Neste caso, o desenvolvimento das habilidades do funcionário irá se refletir em benefícios para a empresa, assim como seu grau de motivação para o desenvolvimento das atividades.
Ao lado do treinamento de pessoas, o assessment e o coaching profissional são outras formas de investimento em capital humano que devem ser valorizados por uma companhia. O ideal é que ao realizar um treinamento, a empresa que oferece o serviço também se comprometa em dar assistência na avaliação dos resultados gerados.

Post Colaborativo Grupo Kronberg

Nenhum comentário:

Postar um comentário