segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Nova ISO 9001 deve afetar mais de 1 milhão de empresas

A norma de gestão mais utilizada do mundo teve sua primeira atualização desde 2008 e faz novas exigências para mais de 30 mil empresas só no Brasil. 

A nova versão da ISO 9001 foi publicada nesta quarta-feira, 23 de setembro. Foram 3 anos de revisão e cerca de 95 países envolvidos.

Numa pesquisa da Harvard Business Review em 2010, empresas com gestão da qualidade (tema tratado pela ISO 9001) economizam US$ 349 milhões por ano com redução de falhas nos processos. Uma ótima alternativa em tempo de cortes de gastos. O secretário geral da ISO, Kevin McKinley, afirmou no site da organização que “A ISO 9001 aumenta a capacidade de satisfazer os consumidores e fornece uma base sólida para crescimento e sucesso sustentáveis.”

Além da economia gerada pela melhora da qualidade, a ISO 9001 é um ótimo aliado para as exportações, por ser conhecida e utilizada em todo o mundo, empresas certificadas têm mais facilidade em entrar no mercado estrangeiro.

A nova versão da norma, lançada na semana passada, oferece mudanças importantes. Segundo o responsável pela mudança, Nigel Croft, a nova edição é menos prescritiva que as antecessoras, concentrando no desempenho. Para Nigel, isso foi possível através do alinhamento da abordagem por processo com o pensamento baseado em riscos e aplicando o PDCA em todos os níveis da organização. Nigel ainda lembra que a nova ISO foi padronizada de forma a permitir integração com outras normas e servindo como base para certificações de setores específicos como Construção Civil e saúde.

As empresas certificadas na versão 2008 têm 3 anos para se adaptarem. Uma série de webinars em português sobre as mudanças da norma está sendo disponibilizada gratuitamente pela Qualyteam, empresa catarinense desenvolvedora de um software de gestão da qualidade com mais de 11 mil usuários no Brasil. Os webinars estão disponíveis em www.youtube.com/qualidadesimples.

A versão em português da ISO 9001 ainda está em fase de tradução pela ABNT. Para ter acesso à versão em inglês, acesse a página oficial da ISO: www.iso.org/iso/catalogue_detail?csnumber=62085.

Para conhecer o software da Qualyteam, acesse www.qualyteam.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário