segunda-feira, 2 de novembro de 2015

A importância da educação profissional



 
Na semana passada tive a oportunidade de realizar um curso no SENAI/CE. Eu já passando dos 50 anos fui lá aprender mais um pouco, ou seja, agregar conhecimento. Conhecimento que precisava para me manter no mercado de trabalho.

O SENAI dispõe de vários cursos para quem quer e precisa se atualizar. Durante a semana em que passei na instituição pude reparar como é importante o seu papel na sociedade e como seria
bom se todo jovem pudesse ter um curso que o habilitasse para o mercado de trabalho, não estou querendo dizer que cursar uma faculdade não seja importante, mas um curso que desse ao jovem condições de trabalhar e ganhar seu dinheiro também é uma boa opção ainda mais nestes tempos de crise.

No SENAI temos uma ótima escola cuja missão de acordo com a instituição é “Promover a educação profissional e tecnológica, a inovação e a transferência de tecnologias industriais, contribuindo para elevar a competitividade da Indústria Cearense. ” 

Foi muito bom passar a semana passada nas suas instalações, vi moças e rapazes preocupados com seu futuro. Vi meninas aprendendo coisas novas como mecânica ou fazendo o curso de Eletricista de Redes de Distribuição de Energia Elétrica, um campo em que o homem é a maioria de mão de obra. Essas meninas e meninos estão preocupados com o futuro e buscam antes de tudo a sua capacitação e habilitação para atuar no competitivo mercado de trabalho.

A educação voltada para a iniciação profissional pode contribuir para o desenvolvimento do Brasil oferecendo ao país uma mão de obra de qualidade e com condições de inovar, que possa além de trazer ganhos de competitividade trazer uma esperança de uma vida melhor para jovens que sonham com uma vida melhor. 

Pedro Paulo Galindo Morales é Graduado em Gestão, Pós-graduado em Controladoria e Técnico em Contabilidade. Atua também como Coordenador de conteúdo do blog Falando de Gestão www.pedropaulomorales.com, pedropaulomorales@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário