terça-feira, 24 de novembro de 2015

J&F compra controle da Alpargatas por R$2,67 bi

JBS

Friboi e Havaianas juntos
Ontem foi divulgada a compra da Alpargatas pelo Grupo de Investimentos J&F controlador do Frigorifico JBS. Segundo notícias a operação vai ter um custo de 2,67 bilhões de reais, pago à vista, em uma operação na que a atual controladora Camargo Corrêa venderá sua participação. A Alpargatas é dona da Sandálias Havaianas.
Recentemente a Alpargatas vendeu no início do mês as marcas de calçados esportivos Rainha e Topper no Brasil para um grupo de investidores liderados pelo empresário Carlos Wizard por R$ 48,7 milhões.
Um pouco de história
A Alpargatas é dona de marcas como Havaianas, Osklen, Mizuno, Timberland e Dupé. Foi fundada em 1907, com o nome original de Fábrica Brasileira de Alpargatas e Calçados, pelo escocês Robert Fraser, oriundo da Argentina, em associação com uma indústria inglesa. Robert Fraser havia criado fabricas de Alpargatas na Argentina e no Uruguai. Iniciou suas produções no distrito da Capital paulista da Mooca. Já em 1909 a empresa - com o nome de São Paulo Alpargatas Company S.A. - encontrava o sucesso na venda de seus produtos graças a utilização das sandálias e lonas na produção cafeeira.

Conga, Kichute e Bamba

Foram também marcas de sucesso da empresa a calça jeans USTOP, a primeira calça de jeans fabricada no Brasil, em 1972, o tênis Conga lançado em 1959 pela Alpargatas, o Conga teve seu auge entre os anos 1970 e 1980 e o tênis Bamba um ícone dos anos 70 entre os modelos esportivos

Nasce um grupo poderoso

Com a compra, o grupo J&F amplia sua atuação para o mercado de moda e vestuário, comprando a maior empresa de calçados da América Latina, com operações na Argentina, Estados Unidos e Europa. A J&F é dona de marcas conhecidíssimas como Swift, Pilgrim’s, Friboi, Seara e Frangosul na área de carnes na área de laticínios ele é dono das marcas Vigor, Faixa Azul, Danubio, Leco e Serrabella e na área de higiene e limpeza ele é dono da Flora uma empresa com 17 marcas entre elas a Minuano, Assim, OX , Kolene entre outras e cerca de 300 produtos além de fazendas, bancos e indústrias de papel e celulose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário