sábado, 12 de dezembro de 2015

[Coluna Falando S/A] Grupo Pão de Açúcar reduz investimentos

 Nova Coluna Falando S.A.

Grupo Pão de Açúcar reduz investimentos
Para enfrentar a crise em 2016 o GPA (Grupo Pão de Açúcar )  pretende ser mais seletivos em seus investimentos. O foco do grupo passa a ser o atacado onde o grupo marca presença com o Assaí  e em lojas de menor porte. Com essa estratégia o grupo quer ganhar rentabilidade e  estar preparado para quando o Brasil sair da crise.


Demanda & Custos
A maior rede de lojas de eletroeletrônicos e móveis, Via Varejo (Casas Bahia e Ponto Frio) empresa do grupo Frances Cassino cortou 11.000 postos de trabalhos entre demissões e fechamento de vagas. Para analistas de mercado a situação da Via Varejo é meio complicada pois as vendas estão em baixa e os custos em alta.

Magazine Luiza vende menos e pode fechar lojas
A crise esta realmente abalando as empresas. O Magazine Luiza anunciou que este trimestre vai ser melhor do que o anterior mas as vendas vão cair em relação ao ultimo trimestre de 2015. Para 2016 a empresa não pensa em fazer alguma aquisição mas poderão ser abertas lojas desde que estejam dentro da rentabilidade esperada pela empresa. Conforme  o  presidente-executivo da varejista Magazine Luiza, Frederico Trajano, algumas lojas poderão ser fechadas caso os donos dos pontos não aceitem renegociar o alugueis, até setembro deste ano, a rede tinha 780 lojas no país. Trajano disse ainda que o investimento por loja é de cerca de R$ 2 milhões de reais.

O desmonte continua
O BTG Pactual esta vendendo carteiras de investimento , segundo o site do O Estado de São Paulo o Itaú Unibanco estaria negociando a compra de uma carteira de investimentos no valor de R$ 50 bilhões. Segundo o site do Financial Times estariam a venda de participações em empresas  como as Lojas Leader, o banco Suíço BSI e o portal UOL. 

Cafezinho
  • A BRF Foods anunciou investimentos de 500 milhões de dólares para comprar três empresas fora do pais. Foram compradas uma processadora de aves na Tailândia, uma distribuidora de alimentos no Reino Unido e uma companhia na Argentino forte no ramo de suínos. A estratégia é fortalecer a sua participação no mercado global.
  • O Indicador de Custos Industriais aumentou 2,9% no terceiro trimestre deste ano em relação ao segundo trimestre. Esse foi o quarto trimestre consecutivo de alta. Os custos industriais são formados por: custos com capital de giro, custos com tributos e custos de produção.
  • A inflação oficial do país, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), atingiu 1,01% em novembro último, e ficou 0,19 ponto percentual acima da taxa de 0,82% registrada em outubro, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE

Nenhum comentário:

Postar um comentário