domingo, 6 de dezembro de 2015

Sistema de emissão de passaportes inclui acesso às pessoas com deficiência


 Sistema de emissão de passaportes inclui acesso às pessoas com deficiência

Alterações foram feitas para tornar mais acessível o serviço de emissão de passaportes para todos os cidadãos

Brasília/DF - A partir desta sexta-feira (4), a Polícia Federal, em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), disponibilizará a nova versão do Sistema Nacional de Passaportes (Sinpa) para pessoas com necessidades especiais. Os requerentes encontrarão uma série de facilidades, como formulários de requerimento, agendamento, reagendamento e consulta de solicitação de passaportes adaptados, com ferramentas que possibilitam a inclusão social das pessoas com deficiência.

O Sinpa passou por uma série de alterações para tornar mais acessível o serviço de emissão de passaportes para todos os cidadãos, em conformidade com o Estatuto da Pessoa com Deficiência. Entre elas, destacam-se a reconstrução completa do site, de forma a tornar mais acessível para navegação; links e teclas de atalho para acesso ao conteúdo, topo e fim de página; compatibilidade com leitores de tela; adaptação para navegação via teclado; uso de cores com contraste entre cor da fonte e cor do fundo; e possibilidade de uso de alto contraste.

Durante o desenvolvimento do novo sistema, o Serpro e o Projeto de Acessibilidade Virtual do Instituto Federal do Rio Grande do Sul disponibilizaram voluntários com deficiência visual (cegos e pessoas com baixa visão) para ajudarem na avaliação e testes da plataforma. De acordo com o delegado de Polícia Federal Alexandre Rabelo Patury, Coordenador-Geral de Polícia de Imigração em exercício, “a interação entre os órgãos federais foi fundamental para possibilitar a criação de ferramentas voltadas à inclusão social e a melhoria do atendimento à população”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário