sábado, 20 de fevereiro de 2016

A crise política vai quebrar o Brasil, ja esta quebrando o comércio


 Falência, Insolvência, Insolvente

VARIAS EMPRESAS FECHAM AS PORTAS
A situação no Brasil não anda fácil. as noticias que esta semana  não são nada animadoras. 

No Ceará tivemos o quase fechamento do Grupo Esplanada que esta em recuperação judicial e fecha várias lojas. Com 24 unidades em sete Estados, e criada há seis décadas,tenta pagar suas dívidas.

Há também um enxugamento de atividades nas  Lojas Marisa que pretende rever sua operação no Brasil para reduzir custos e focar em atividades mais rentavies.  . Lembrando que o Grupo Goldfarb fechou em 1999  as Lojas Brasileiras uma rede com cerca de 60 lojas em vários estados brasileiros ao perceber que as coisas não iam bem e deixou mais de 2.000 pessoas desempregadas.


Somente ontem vieram duas pancadas, o fechamento da área de varejo do Citybank que pretende operar somente com pessoas juridicas e instituições. Outra empresa  que esta em dificuldade são as Lojas Leader do Banco BTG Pactual que teve a sua falência requerida pela família família Furlan, fundadora da rede de lojas Seller - que foi comprada pela Leader em 2013. A Leader teve dificuldade em juntar as operações e isso contribuiu para que as dividas da empresa chegassem a 1 Bilhão de Reais. 

Podemos elencar outras empresas que saíram do Brasil ou reduziram sua presença como HSBC que foi vendido ao Bradesco e a Wall Mart que fechou 60 lojas, ou tiveram suas falências decretadas  como a Mabe Eletrodomésticos fabricante das marcas Dako, Continental, GE, BHS e Bosch e a própria  Leader.

A crise não esta para brincadeira e a sensação que se tem é que caso o ambiente político não seja  resolvido pode vir mais problemas pela frente entre eles o aumento do desemprego

Para as empresas os custos sobem e as receitas despencam o que faz  com que a conta não feche no final do mês e todos nos sabemos que se a conta não fecha no final do mês é prejuízo para todos, acionistas, funcionários e o governo. 

Ou se resolve  a crise política ou o Brasil quebra!

Pedro Paulo Morales
Blogueiro e Escritor web


Nenhum comentário:

Postar um comentário