quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Prefeitura de Fortaleza instaura comissão de sindicância para investigar causas de acidente

 

Prefeito Roberto Cláudio afirma que maior compromisso é com a verdade, em apresentar todas as informações à população de Fortaleza

O prefeito Roberto Cláudio reuniu, nesta terça-feira (23/02), secretários municipais e representantes dos diversos órgãos de controle para instaurar comissão de sindicância que vai apurar as causas do acidente na obra de construção da ponte sobre o canal do Lagamar. A Comissão será formada por instituições como Perícia Forense, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Conselho Regional de Engenharia (CREA), Defesa Civil, Ministério Público Estadual e do Trabalho, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), além de especialistas da Universidade Federal do Ceará (UFC).


O Prefeito ressaltou que o fundamental compromisso é com a verdade. “Estabelecemos um prazo para que o relatório técnico seja entregue explicando exatamente o que aconteceu, quais as circunstâncias, causas e se houve algum tipo de erro ou negligência nas obras. Fizemos um cronograma, que prevê reuniões semanais com todas estas instituições, e, no dia 21 de março, a Prefeitura apresentará este relatório”, informou o Prefeito. “Quanto mais integração e colaboração houver, melhor será a qualidade desta informação e maior será a verdade dos fatos, que é o nosso maior compromisso com a população de Fortaleza. Até lá, continuamos nos esforços de acolher as famílias e também as vítimas, que estão precisando de amparo psicológico”, complementou Roberto Cláudio.

Ainda segundo o Prefeito, a empresa responsável pela obra dos viadutos já foi notificada e foi exigido, em um prazo de 24 horas, documentos, dados e pareceres técnicos sobre a construção. “Nossa prioridade é garantir todas as informações para o processo de investigação”, disse.

O secretário de Infraestrutura, Samuel Dias, informou que a tecnologia usada na obra é específica para construção em terreno de mangue. “Nós usamos a opção mais cara, robusta, de ponta, feita de aço”, comentou. De acordo com o titular, a construção dos viadutos deverá ser retomada nesta semana. “A obra é composta de diversas frentes de trabalho. Com o ocorrido, esta etapa não irá retomar enquanto não for esclarecido. Até porque se tiver ocorrido uma falha no problema de escoramento, não podemos continuar com o mesmo procedimento. Precisamos conhecer o que houve, se teve falha, proceder os ajustes e condições de segurança. Em relação aos outros pontos, nós estamos solicitando para a empresa uma auditoria de segurança para uma nova checagem. Com isso, provavelmente as obras serão retomadas ainda esta semana”, disse.

Fonte: Site da PMF

Nenhum comentário:

Postar um comentário