segunda-feira, 14 de março de 2016

Como manter o controle no momento do desemprego


 https://webmail-seguro.com.br/?_task=mail&_action=get&_mbox=INBOX&_uid=4689&_part=3
Estar desempregado é ,sem dúvida alguma, um momento bem complicado para qualquer um, ainda mais se essa situação acontece justamente em um período de crise e as oportunidades estão mais raras - em outras palavras: não há vaga para uma função específica.

E para que o desespero não tome conta do candidato e atrapalhe a recolocação do profissional, Thaísa Batista, responsável pela Qualidade da NOSSA Gestão de Pessoas e Serviços, apontou o que ele precisa fazer para se destacar:

"Em alguns momentos, quando ele participa de processos seletivos, este candidato acaba extrapolando o limite do 'se vender'. Ele precisa se vender de fato, mostrar as qualidades, a sua expertise, suas habilidades e competências, mas algumas vezes acaba ultrapassando este limite no desespero de ter uma vaga".

Thaisa diz que os candidatos acabam se impondo com argumentações como a de que precisa do emprego por ser pai de família, ter dívidas para pagar, por estar desempregado faz algum tempo e aceitar ganhar menos. A responsável explica que apesar do mercado estar com uma gama de profissionais disponíveis muito grande, sempre é preciso ter cuidado para não existir uma frustração.

"No momento do desespero, a pessoa pode falar que aceita qualquer coisa. Então ele aceita, por exemplo deixar um cargo de analista para uma vaga de operador de telemarketing e eventualmente o profissional de frustra, o cliente se frustra e não existe uma adequação das necessidades".

O que fazer então?

Para evitar este tipo de situação, a equipe da Nossa explica como o candidato precisa se comportar tanto para a vida pessoal, quanto para a profissional. Thaisa explica que as grandes corporações, em momento de crise, tentam diminuir os seus custos fixos e as variáveis consequentes também, e que essa premissa deve ser aplicada também pelo candidato em momentos de transição. "Primeiro se cortam os supérfluos e depois acaba diminuindo no que é básico como consumo de energia, de vestuário ou de ir em restaurante".

Eliane Catalano, Coordenadora de Seleção da Nossa, afirma que além do candidato precisar readequar a vida dele perante a nova realidade, ele precisa se comportar muito bem quando surgir uma nova entrevista de emprego.

"Ele precisa ter um autocontrole. Primeiro para não falar mal da empresa onde trabalhou. Este é um ponto bem importante que é valorizar aquele período, pois por algum motivo aquela empresa demitiu por ter feito um ajuste e foi preciso um desligamento. É importante valorizar que esta experiencia acrescentou na carreira dele . No processo de seleção é preciso ser bem honesto mas é preciso também ter cuidado, por mais magoado que esta pessoa possa estar".

Eliane entende que o motivo do desligamento pode deixar a pessoa chateada e triste, mas ressalta que é preciso trazer isso para um lado de aprendizado e nunca do desvalorização: "Muitas vezes ele sai de uma faixa salarial alta. É importante colocar este detalhe, pois não precisa desvalorizar este salário. O candidato precisa estar preparado para uma nova proposta, muitas vezes menor, justamente para ter oportunidade também. Tem empresas que possuem pacotes de benefícios, etc, então tem que analisar muito bem o que está sendo ofertado" conclui Eliane.

Sobre a NOSSA

A NOSSA se dedica há mais de 20 anos em trazer ao mercado as melhores soluções em gestão de pessoas e serviços. A empresa nasceu em Curitiba (PR) e tornou-se referência na contratação de profissionais para empresas nacionais e multinacionais. Os profissionais são especializados em definir as melhores estratégias, de acordo com as necessidades da empresa-cliente. Nosso leque de serviços abrange todo o processo de recrutamento, seleção, orientação e contratação de profissionais para trabalhos permanentes e temporários. Além disso, desenvolvemos projetos especiais. A NOSSA cuida do recrutamento, de todo o processo legal das contratações e também do gerenciamento das equipes.


Sobre a KAKOI Comunicação

A KAKOI Comunicação é uma empresa cujo objetivo de proporcionar aos clientes os melhores resultados com ações simples, porém focadas em nosso compromisso de abranger qualidade X resultado. A kakoi conta com equipe especializada em diferentes áreas para garantir a pluralidade dos projetos abrangendo a maior frente possível de comunicação.


Fonte: KAKOI Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário