domingo, 13 de março de 2016

SSPDS coordena plano de segurança para clássico-rei e manifestações populares neste domingo (13)


 

Os esquemas de segurança para o clássico-rei e para as manifestações programadas para este domingo (13) foram reforçados também com o funcionamento do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), além da utilização de duas aeronaves da Ciopaer da SSPDS. 
 
A partida de futebol entre os times Ceará e Fortaleza, programada para ocorrer neste domingo (13), vai receber um reforço a mais na segurança. É que a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) desenvolveu um plano estratégico que será realizado dentro e nas proximidades do estádio Arena Castelão. Atuarão, durante o evento, as Polícias Civil e Militar do Estado do Ceará, Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (BMCE) e a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), além de outras forças amigas, como a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e a Guarda Municipal de Fortaleza.

Ao todo, 713 policiais militares fazem parte do reforço policial para o jogo, que será intensificado no entorno do estádio, nas principais vias de acesso ao local e em todos os terminais de ônibus de Fortaleza. Os militares realizarão patrulhamento a pé, em viaturas e 88 motocicletas, além da cavalaria e com o uso de 35 viaturas. Dos 713, 362 PMs estarão dentro do estádio.

Além do reforço de policiais militares, os torcedores contarão com 21 policiais civis – entre delegados, escrivães e inspetores - no plantão especial do 16º Distrito Policial e no posto avançado de atuação da Polícia Civil, que fica dentro do estádio, além de profissionais do Departamento de Inteligência Policial da Polícia Civil (DIP). Estarão disponíveis cinco viaturas da PC. Ao todo, 96 bombeiros também estarão de serviço no local, na área interna do estádio, com duas viaturas - sendo uma de combate a incêndio e outra de resgate.

Manifestações
Estão programadas também, para ocorrer neste domingo, manifestações populares, que serão acompanhadas pelas forças de segurança do Estado e forças amigas. Existem duas concentrações planejadas, sendo uma no bairro Parangaba, às 10 horas, e outra no aterro da Praia de Iracema, às 15 horas. Um efetivo de 180 militares vai atuar diretamente nestes eventos.

CICCR
Os esquemas de segurança para o clássico-rei e para as manifestações programadas para este domingo (13) foram reforçados também com o funcionamento do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), além da utilização de duas aeronaves da Ciopaer da SSPDS.

O CICCR funciona na sede da SSPDS e, neste domingo, estará ativado das 09 às 22 horas, dando suporte às ações de segurança efetuadas nos eventos. A estrutura vai operar com representantes dos órgãos envolvidos e possibilitará agilidade e rapidez nas tomadas de decisões e ações desenvolvidas nos eventos.

Estarão presentes no Centro de Comando membros da SSPDS e de suas coordenadorias de Operações de Segurança (Ciops), Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), Integrada de Planejamento Operaional (Copol) e de Segurança Orgânica e Logística (Cosol) e de suas vinculadas - Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). Também foram convidados para compor os trabalhos no CICCR representantes de órgãos municipais e federais, como a Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Guarda Municipal de Fortaleza, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal (PF), Exército Brasileiro (EB), Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Companhia Energética do Ceará (Coelce), Defensoria Pública Geral, da 10ª Região Militar, Secretarias Executivas das Regionais II e VI (SER VI), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Secretaria Municipal de Segurança, Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (CGD), Casa Militar e Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus).


Fonte: SSPDS

Nenhum comentário:

Postar um comentário