quinta-feira, 28 de abril de 2016

Como as empresas precisam lidar com o surto de H1N1

A preocupação causada pelo mosquito aedes aegypti com zika vírus, dengue e chikungunya gerou uma série de cuidados em todo o Brasil e agora são os casos de H1N1 que também estão preocupando e muito toda a população mundial. Essa preocupação também precisa estar dentro das empresas já que alguns casos já foram relatados mais cedo do que se previa, somente na última semana, 77 pessoas morreram vítimas da gripe segundo dados do ministério da saúde.


A gravidade da situação é tamanha que Thaisa Batista, responsável pela Qualidade da NOSSA Gestão de Pessoas e Serviços, ressalta muito a questão da conscientização dentro do ambiente de trabalho: "As empresas precisam estar atentas nas instruções a serem dadas aos funcionários, na prevenção e também na campanha de vacinação que estamos tendo. As empresas podem atuar como facilitadoras, neste caso através de convênios ou parcerias com laboratórios promovendo uma campanha de vacinação dentro da própria empresa".

Além de dar respaldo positivo para a empresa por parte dos funcionários, essas atitudes também vão garantir que ela não sofra com enfermidades dos funcionários que podem evoluir para uma situação mais grave - não só dos funcionários, mas também dos seus dependentes:

"No momento em que a empresa acolhe os dependentes dos funcionários, estes colaboradores tem este sentimento de proteção e de cuidado da empresa para com a sua família. É uma maneira de valorizar o funcionário, tirando ele do lugar comum que são as filas em laboratórios particulares e postos de saúde públicos".

Eliane Catalano, Coordenadora de Seleção da NOSSA Gestão de Pessoas e Serviços, explica que esta medida acaba sendo um agente multiplicador dos grupos familiares, grupos de amigos e até nas escolas dos filhos destes funcionários: "Essa atitude acaba levando o espírito de fazer alguma coisa e não ficar parado. As empresas precisam ter essa preocupação que acaba se propagando para os funcionários".

Colaborador doente e o álcool em gel


No tocante ao cotidiano das empresas, um funcionário doente significa baixa produtividade e gera impacto em alguma parte do processo produtivo. Para evitar esta situação Thaisa lembra que no primeiro surto em 2009 surgiu uma medida que ajuda e muito na prevenção do H1N1: álcool em gel.


"É bom que todas as áreas de uma empresa utilizem o álcool em gel que deve ficar disponível para os funcionários. É preciso tornar isso um hábito já que tivemos surtos maiores e neste ano temos um surto antecipado. A gripe só se pega de uma forma que é levando a mão contaminada para a boca, o nariz e os olhos. Se a mão estiver sempre limpa, consequentemente a gente não vai ter esse problema."


Além da prevenção, a imunização é outra atitude extremamente benéfica nestes dias de H1N1 em alta. Uma atitude para difundir a imunização é contratar um laboratório para ir até o local de trabalho para fazer um dia de vacinação. Com atitudes como essas, as empresas podem ter um papel chave extremamente positivo neste momento de surto.



Para poder realizar essa imunização nos escritórios, o ideal é entrar em contato com laboratórios particulares e agendar uma visita. Vale pesquisar os valores cobrados e negociar, já que a média cobrada pelos laboratórios gira em torno de R$90 por dose. Alguns laboratórios atendem apenas escritórios com o mínimo de 20 colaboradores, mas tanto os valores quanto a quantidade mínima aplicada podem ser negociados

Foto: Divulgação/Tina Franklindg


Sobre a NOSSA

A NOSSA se dedica há mais de 20 anos em trazer ao mercado as melhores soluções em gestão de pessoas e serviços. A empresa nasceu em Curitiba (PR) e tornou-se referência na contratação de profissionais para empresas nacionais e multinacionais. Os profissionais são especializados em definir as melhores estratégias, de acordo com as necessidades da empresa-cliente. Nosso leque de serviços abrange todo o processo de recrutamento, seleção, orientação e contratação de profissionais para trabalhos permanentes e temporários. Além disso, desenvolvemos projetos especiais. A NOSSA cuida do recrutamento, de todo o processo legal das contratações e também do gerenciamento das equipes.


Sobre a KAKOI Comunicação

A KAKOI Comunicação é uma empresa cujo objetivo de proporcionar aos clientes os melhores resultados com ações simples, porém focadas em nosso compromisso de abranger qualidade X resultado. A kakoi conta com equipe especializada em diferentes áreas para garantir a pluralidade dos projetos abrangendo a maior frente possível de comunicação.


Fonte: KAKOI Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário