sexta-feira, 1 de junho de 2018

Exame do sono domiciliar com método de Harward chega ao Brasil e médico dá dicas para dormir bem


 

Polissonografia feita em casa com tecnologia israelense de ponta, aliada aos benefícios de se exercitar, cuidar da nutrição e praticar a Higiene do Sono, traz diagnóstico completo e soluções para dormir melhor
Em média, as pessoas dormem 8 horas por dia, o que resulta em cerca de um terço da vida em cima de um colchão. Esse tempo deve ser de qualidade, recuperar as energias e promover a manutenção da saúde corporal e mental. Privado do sono, o corpo tende a apresentar sinais de cansaço, falta de atenção, estresse, desmotivação e até mesmo doenças virais e bacterianas.

“Há importantes acontecimentos no sono: aumento da capacidade cerebral, retenção de aprendizados, fortalecimento da memória, regeneração muscular e produção de hormônios essenciais como a leptina, que controla a sensação de saciedade; o GH, responsável pelo crescimento; e a serotonina, ligado ao prazer”, explica Salomão Carui, médico Otorrinolaringologista especialista em Medicina do Sono que inaugurou recentemente uma clínica multidisciplinar com um conceito inovador em São Paulo.
Inspirado no Centro Médico de Harward, cerca de 30 profissionais de saúde, como médicos, enfermeiras, nutricionistas e técnicos em radiologia, realizam consultas, exames médicos e laboratoriais na clínica. E como parte dos problemas do sono estão ligados à falta de exercícios, há no local um espaço com equipamentos da líder mundial Life Fitness para, com orientação de personal trainers, acabar com as desculpas para fugir dos treinos.
A academia tem sete equipamentos, entre produtos de musculação das linhas Insignia e Signature, esteira, bicicleta ergométrica e cross-trainer. Os aeróbicos têm modernos painéis Discover SE3 HD, o console cardio premium da Life Fitness (lifefitness.com.br) que permite criar treinos personalizados e monitorar os avanços via Halo Fitness, app que conecta dispositivos Apple® e Android™ aos equipamentos. O painel touch também possibilita assistir televisão e exibir variados conteúdos de aplicativos como Netflix, escolher percursos que simulam diversas paisagens pelo mundo com o Lifescape e se exercitar com outras pessoas em tempo real, via RunSocial.
“Nossa maior motivação é incentivar as pessoas a atingir seus objetivos realizando atividade física. Estamos muito felizes em fazer parte desse projeto inovador que se propõe a cuidar da saúde 360 graus, a começar por um check-up completo do sono, seguido pelo tratamento dos distúrbios ligados a ele e importantes cuidados com o corpo e a alimentação”, afirma Maneco Carrano, diretor comercial da Life Fitness no Brasil.
Uma das grandes novidades da clínica é a polissonografia domiciliar, feita com tecnologia israelense que segue a metodologia de Harward para monitorar uma noite de sono em casa. O exame é feito com um aparelho que tem um microcomputador parecido com um relógio de pulso, três sensores que captam frequência respiratória, roncos e posições do corpo e um dedal com sensor de tonometria, que mede tonicidade do dedo, oxigenação tecidual e cerebral, frequência cardíaca, arquitetura e fases do sono.
“O resultado do nosso exame é muito fiel, já que mantém a rotina do paciente de alimentação, horários e hábitos e não requer acompanhamento profissional para ser realizado. O paciente se conecta sozinho ao aparelho, o retira no dia seguinte e nos devolve para analisarmos os dados”, conta Dr. Salomão, que é membro do corpo clínico-cirúrgico do Hospital Israelita Albert Einstein e opera nos hospitais Sírio-Libanês, Alemão Oswaldo Cruz e São Luiz.
Há diversos problemas ligados ao sono, mas um deles causa mais preocupação. “Quem sofre com apneia tem uma diminuição da oxigenação no sangue e no cérebro nos momentos em que não respira. Com isso, não chega a todos os estágios do sono nem descansa bem, já que a produção dos seus hormônios fica desregulada. Essas pessoas ainda têm maior chance de ter hipertensão, diabetes, colesterol alto, AVC ou enfartar”, aponta o médico.

Dicas para dormir bem
Para ajudar na missão de melhorar a qualidade de sua noite, o Médico Otorrinolaringologista especialista em Medicina do Sono, Salomão Carui, lista cinco atitudes da chamada Higiene do Sono - que deve ser praticada diariamente, assim como as higienes orais e do corpo:
- Só se deite com sono, mesmo que costume ir para cama sempre na mesma hora. Se estiver deitado sem dormir há mais de 20 minutos, levante e relaxe. Caso esteja com preocupações, anote-as para deixar para o outro dia;
- Se precisar cochilar de dia, que seja por uns 20 minutos e nunca até a noite. Procure acordar durante a luz do sol, os ritmos circadianos agradecem;
- Acostume o cérebro a relacionar cama com sono. Estabeleça alguns comportamentos que apontam o ato de dormir - como escovar os dentes, ler ou ver algo fora do quarto e preparar a roupa do dia seguinte - e deixe o local arrumado, com temperatura agradável e sem demasiada luz e barulho;
- Não tome substâncias estimulantes antes de dormir, como café, refrigerantes a base de Cola, chá e álcool, nem use tabaco. Se estiver com fome, tome um pouco de leite ou uma infusão relaxante, mas nada de chocolate;
- Não leia em tablets ou celulares, já que a luz brilhante dificulta o sono, nem se exercite à noite. Como a prática ativa o organismo, a atividade física ajuda a dormir se for feita no mínimo 2 a 3 horas antes de deitar.

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